Porque escolhi a Aldeia Akatu?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A escolha de uma escola apesar de ser muito importante, para muitas pessoas não é algo viável. Quando falamos em ensino público, é o próprio sistema educacional que direciona o aluno para uma escola ou outra. E assim foi meu caso nos primeiros anos escolares do meu filho. E finalmente quando tive a oportunidade de fazer essa escolha, alguns pontos pesaram mais que outros. No quarto ano do ensino fundamental pude escolher com convicção que o melhor para ele era a Aldeia Akatu.

Mas afinal, porque escolhi a Aldeia Akatu?

Em Fevereiro de 2021, após diversos problemas que tive em escolas “tradicionais”, resolvi que iria para uma escola particular. Meu filho passou por 3 escolas durante sua vida escolar, todas escolhidas pelo sistema educacional de acordo com o bairro de residência, e em todas tive problemas, por ele não ser considerado pelos profissionais uma criança “normal”. Morávamos em uma cidade do interior, a 100km de Campinas, e as opções não eram muitas. Após 1 mês nessa nova escola, ele não se adaptou a pedagogia, pois todas as crianças estavam bem mais avançadas que ele. Durante o período de quarentena, as escolas estaduais tiveram as aulas online resumidas à programas televisionados, e para ele acompanhar foi bem difícil. Acabou ficando “atrasado” em algumas disciplinas, e quando foi comparado a crianças que já vinham de uma didática mais intensa, ele começou a se sentir mal. E não, a escola não se propôs a oferecer um programa de ensino individual. Nesse momento, tive a certeza que buscaria uma escola onde ele pudesse, mais que tudo, ser feliz.

Comecei então a buscar escolas em Barão Geraldo, Campinas, pois a tempos tinha a intenção de me mudar. Em uma conversa com uma amiga ela me apresentou a pedagogia Waldorf. Comecei a pesquisar, ver vídeos, conhecer histórias de ex-alunos e quanto mais via, mais me apaixonava pela antroposofia e pela pedagogia. Foi então que encontrei a Aldeia Akatu. Em um primeiro contato por whatsapp, fui super bem atendida, agendei uma visita guiada e foi então que me apaixonei também pelo espaço físico. Em um segundo momento trouxe meu filho para que ele também pudesse conhecer, e assim também foi com ele: amor à primeira vista.

A adaptação no ensino fundamental na escola Waldorf


Tive minha primeira conversa com a professora do quarto ano do ensino fundamental, uma profissional incrível, experiente e acolhedora. Ela soube compreender o momento e o histórico do meu filho e foi inserindo ele aos poucos para a turma, até que ele estivesse preparado para essa nova experiência.

Em pouco tempo ele já se sentia parte da escola, e com o olhar da professora e dos profissionais da Aldeia Akatu, meu filho se sentiu acolhido e inserido num grupo, algo que nunca havia acontecido. Mesmo com suas individualidades ele finalmente tinha alegria em ir para aula.

Já estamos no segundo ano fazendo parte dessa comunidade. E esse é um grande diferencial da Pedagogia Waldorf: por ser uma escola associativa, todos nós fazemos parte da escola, não só o aluno. Construímos uma relação com todos que integram a escola. Ela realmente é uma escola viva, onde todos ajudam a construir o espaço físico e todos fazem parte da construção como um todo. Aprendendo juntos e crescendo juntos.

Espero que ele possa continuar vivenciando a Pedagogia Waldorf até quando for possível. Temos planos de ficar até o último ano que a Aldeia Akatu oferece, e somente depois buscar outra escola com os mesmos princípios de fraternidade, acolhimento e respeito ao aluno.

Hoje sou grata à todos que receberam meu filho de braços abertos e permitiram que ele, além de aprender, se sentisse parte de algo, se sentisse um ser mais completo, um ser feliz.

Depoimento escrito por Débora Lima, mãe de aluno do 5º ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *