Os três R’s na Educação Infantil Waldorf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os três R’s na Educação Infantil Waldorf. A rotina, ritmo e ritual se fazem presentes dentro e fora da escola waldorf, conheça a diferença entre eles e a importância de cada um.

1- ROTINA 

“Todo o dia o Sol levanta e a gente canta o Sol de todo dia”. 

A Natureza possui sua própria rotina e o ser humano conta com esses fatos diários em sua vida. Eu posso plantar pois tenho a garantia do Sol todos os dias para nutrir minhas plantas. Esse fenômeno da natureza, rotineiro, me garante segurança. 

Da mesma forma, acontece com as crianças. O estabelecimento de uma rotina promove saúde para elas e uma sensação de bem-estar e de segurança por saber o que acontecerá em seguida. 

2-RITMO 

A natureza, e tudo aquilo que é vivo, obedece a ritmos: o nascer e o por Sol, o inspirar e o expirar, o dormir e o acordar. Nos conectando com aquilo que é natural, o ritmo também promove saúde e bem-estar. 

Na escola, as crianças da educação infantil vivenciam o ritmo através de momentos de brincar livre e brincar direcionado, brincar fora e brincar dentro, momentos de expansão e de contração. 

Assim, o ritmo entra na rotina diária da criança. Mas ele também entra na rotina semanal através do cardápio do lanche, da atividade direcionada, e de outros itens que são específicos para cada dia da semana. Por exemplo, na sexta-feira, o lanche contará com um pão de aveia. Neste dia também eles terão a atividade da aquarela. E assim, aos poucos, as crianças vão entendendo e apreciando o ritmo da semana. 

Além dos ritmos diários e semanais, as crianças vivenciam um ritmo anual, através das quatro estações do ano e também das festas e épocas celebradas na escola, como Páscoa, São João, Vento, Primavera, Micael e São Nicolau. Esses momentos são acompanhados de músicas, rodas rítmicas, histórias e cantinhos de época. Assim, a criança vivencia cada época anual com todo o seu ser.

3- RITUAL  

Rituais fazem parte do dia a dia de todos nós. Eles aparecem na forma como acordamos nossos filhos pela manhã, na forma que arrumamos nossa mesa para as refeições ou em como escolhemos celebrar ocasiões especiais. 

Na pedagogia Waldorf temos também alguns rituais: os cumprimentos que os professores dão, individualmente, aos seus alunos na porta; o verso ou música de bom dia; a música cantada na hora de arrumar os brinquedos; a mesa posta com cuidado para as refeições; a gratidão pelo alimento que será consumido; o ambiente e a música na hora de se acalmar para ouvir a história; o momento da despedida. Em dias de aniversário, a gratidão pela vida do colega e os desejos vindos do coração que cada um oferta de presente. Tudo isso são rituais presentes em nossa escola. Gestos cheios de amor, singeleza, gratidão e de alegria na partilha.

Texto por: Professora Tininha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *