“Como a abelha trabalha na escuridão,
o pensamento trabalha no silêncio
e a virtude no segredo.”
Mark Twain
Os alunos do sexto ano do ensino fundamental estão passando por uma fase de transformação: estão deixando de ser crianças para se tornarem adolescentes.
Na zoologia deste ano, o professor de classe, Victor Hugo, trabalhou com as crianças a borboleta que, assim como os alunos, passa por uma transformação, uma metamorfose, deixando de ser lagarta e passando pela fase de pupa para que possa se tornar uma borboleta.
Em seguida, a turma estudou alguns insetos sociais: abelhas, formigas e cupins.
Esse insetos se organizam em sociedades complexas, organizadas, com leis claras, obediência e disciplina. Cada membro da sociedade possui funções diferentes e importantes, atuando de maneira organizada e coletiva, garantindo a sobrevivência de todos. Esse estudo é relevante para a criança dessa idade, 11-12 anos, pois nessa fase elas começam a questionar fortemente seu papel individual na sociedade e em seu grupo de amigos.
Como parte das vivências da época, os alunos do sexto ano da Escola Aldeia Akatu fizeram uma visita à Mata de Santa Genebra. Lá, foram recebidos pela bióloga Mariely que explicou o que é uma A.R.I.E. (área de relevante interesse ecológico). Ela contou a história da mata e mostrou, em uma apresentação, parte da fauna e flora que ali habitam. Em seguida, a bióloga guiou os alunos por uma trilha na mata em que puderam ver várias plantas da região, como o Jatobá e o Pau-Jacaré. Também avistaram aves, como o Alma de Gato, e diversos insetos, incluindo formigas e um enorme cupinzeiro (de uma espécie arborícola) bem no alto de um Jatobá.
Os alunos visitaram então o borboletário da mata de Santa Genebra. Lá, a bióloga mostrou exemplares de ovos, pupas e borboletas. Os alunos viram os berçários e puderam presenciar a soltura, dentro do borboletário, de alguns indivíduos adultos. Por fim, os alunos puderam visitar o meliponário (colméias de abelhas nativas sem ferrão) da mata.
Agradecemos a Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela conservação e gestão da ARIE Mata de Santa Genebra, pela recepção e parabenizamos pelo maravilhoso trabalho feito.
Texto: profa Tininha