A história da pedagogia Waldorf
A Pedagogia Waldorf foi criada na Alemanha por Rudolf Steiner (1861-1925) baseada nos conceitos da Antroposofia criada por ele. Em 1919, Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf/Astória em Stuttgart, Alemanha, permitiu fossem proferidas palestras para seus empregados sobre temas sociais e educativos. Como consequência, surgiu entre os trabalhadores o desejo de que seus filhos recebessem uma educação escolar mais adequada às reais necessidades do desenvolvimento humano na modernidade.
Assim, Rudolf Steiner ajudou Emil Molt a organizar, segundo a concepção sócio-antropológica de Steiner, uma escola para os filhos dos operários da fábrica. Depois de um intenso estudo sobre pedagogia, didática e metodologia com os docentes que trabalharam com Rudolf Steiner para a elaboração da sua proposta pedagógica, em setembro de 1919, começou a funcionar a primeira Escola Waldorf, em Stuttgart, Alemanha, com 12 docentes e 256 educandos.
Como escola livre, a Escola Waldorf tornava real o impulso da autogestão; como escola para crianças de qualquer procedência, capacidade, raça, religião, concretizava a ideia da coeducação social.
“As escolas Waldorf são totalmente livres do ponto de vista pedagógico, pertencendo em geral a uma associação beneficente sem fins lucrativos. Idealmente, a administração escolar é feita pelos próprios professores (…). Cada escola é independente da outra: o único que as une é o ideal de concretizar e aperfeiçoar a pedagogia de R.Steiner, visando formar futuros adultos livres, com pensamento individual e criativo, com sensibilidade artística, social e para a natureza, bem como com energia para buscar livremente seus objetivos e cumprir os seus impulsos de realização em sua vida futura.” – fonte
Desde então, a Pedagogia Waldorf espalhou-se pelo mundo. No Brasil, em 1956, foi criada a primeira escola Waldorf, a Escola Waldorf Rudolf Steiner, na cidade de São Paulo. Em Campinas, existem duas escolas de Ensino Fundamental: Escola Associativa Veredas e Escola Livre Sofia. E três Jardins de Infância: Jardim das Amoras, Íris Jardim de Infância e Jardim de Infância Vir-a-ser.
“A Pedagogia Waldorf é uma referência mundial em Educação. Foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais. Além disso, atende plenamente ao objetivo do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino do Ministério da Educação ao tratar a gestão democrática da escola, os materiais didático-pedagógicos e a formação do professor como fatores determinantes para a qualidade social da educação.” – fonte
Os princípios da Pedagogia Waldorf
A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa. O currículo não tem a intenção de cultivar a preparação da criança através de metodologias que estimulem a competitividade e o isolamento caracterizados pela modernidade, mas sim, de maneira agradável, levar a criança a uma vida harmoniosa e íntegra, para que ela venha a traçar com discernimento seu próprio caminho.
“Na grande maioria das opiniões vigentes, resume-se, educação em trazer conhecimento e informação, tornando o aluno apto a lançar-se futuramente num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. No âmbito da Pedagogia Waldorf, educar e ensinar significa promover o pleno desenvolvimento das capacidades latentes em cada ser humano, fazendo da criança uma pessoa apta a integrar-se no mundo com autoconfiança, consciência e criatividade.” – LANZ, Rudolf. A Pedagogia Waldorf: Caminho para um ensino mais Humano.
Por ser um trabalho de livre expressão, esta pedagogia está fundamentada em vivências artísticas e no crescimento interior de cada um. O conteúdo curricular desta pedagogia consiste em uma teoria metodológica a qual valoriza as épocas do ano, as estações, a cultura local à qual está inserida, os ritmos presentes no dia-a-dia da criança, as ciências e conhecimento do mundo e, principalmente, a aquisição do saber, sendo a arte o apoio para o conhecimento pleno na formação da criança.
O processo pedagógico ocorre por meio da interação dos alunos com os elementos da natureza e do cotidiano da criança, conjugado às atividades lúdicas e às habilidades musicais, artesanais e culturais. Dessa maneira, a criança é estimulada a expressar sua sensibilidade de maneira natural e orientada aos diversos aspectos do processo da aprendizagem: o desenvolvimento da fala, da coordenação motora, da leitura e da escrita, objetivando os aspectos da concentração e do ritmo e, ainda, respeitando os limites da maturidade física e sensitiva, individuais da criança.
Nesse sentido, a principal intenção da Pedagogia Waldorf é preparar as crianças e jovens para a vida, de maneira, a permitir que floresçam neles a criatividade, a responsabilidade, a flexibilidade, a capacidade de alteridade e de compreensão do outro, a capacidade de questionamento crítico, para que sejam livres para atuar no mundo com responsabilidade.