O mês de Setembro na escola waldorf é marcado por duas datas especiais.
A Época de São Micael.
No dia 29 de Setembro celebramos o dia de São Micael Arcanjo!
Durante todo o mês, nas escolas Waldorf, vivenciamos a Época de Micael.
Esse Arcanjo derrotou o dragão do mal com sua espada de ferro, mantendo-o subjugado a seus pés. Micael nos ensina a dominar nossos dragões internos, que se evidenciam de diversas formas: medo, consumismo, vaidade, indiferença, intolerância, preconceito, maldade, entre outros.
As crianças vivenciam essa época através de músicas, arte, lendas, histórias e desafios de superação que elas são chamadas a enfrentar inspiradas na Força e Coragem de Micael. Festejada conscientemente, essa época atuará de forma a impulsionar a coragem da criança para a vida e para a ação.
Para nós, os adultos que as rodeamos, é importante aproveitar a época, e toda a nossa vida, para trabalhar em nós os dragões a fim de sermos exemplos de coragem e consciência para nossas crianças.
A chegada da primavera.
Após o inverno, momento de recolhimento e interiorização, damos as boas vindas à Primavera. Ela chega no equinócio, no dia 22 de Setembro, e nos permite contemplar todo o esplendor da Natureza. As sementes que caíram no outono, e ficaram dormentes durante o inverno, germinam enchendo de cores e flores os quintais. Borboletas despontam de seus casulos e junto com outros insetos trazem vida aos jardins.
No Jardim de Infância e nos primeiros anos do ensino Fundamental, as crianças vivenciam a época através de rodas rítmicas, arte, histórias e o próprio ambiente, seja nos jardins de nossa escola, seja nos cantinhos e outras decorações das salas de aula. Os professores também organizam um evento de celebração especial da Primavera, adequado para a faixa etária de cada turma.
E assim, finalizamos o mês de Setembro.
Texto por: Professora Tininha