“No respirar duas graças podem se encontrar
Respirar o ar, e dele se livrar
Expirar constrange
Inspirar refresca
Tão linda é feito da vida uma mescla
Agradeça a Deus quando Ele te aperta
E agradeça quando, de novo,
Te liberta”
Goethe
Os alunos do sétimo ano estão passando pela puberdade. Nesse momento em que começam a olhar para seu corpo, eles aprendem sobre a fisiologia humana nas aulas de Ciências. O foco dessa Época ultrapassa o entendimento do funcionamento do corpo e de seus sistemas e chega até conceitos de saúde e bem-estar físico e emocional.
A época de Ciências foi iniciada com o aprendizado do processo da respiração.
Como é a fisiologia do sistema respiratório? Como é a nossa primeira respiração (da vida e do acordar diário)? Como o exercício afeta a nossa respiração? E as emoções? E o contrário? Será que conseguimos através da respiração controlar nossas emoções? Como respiramos quando desempenhamos uma tarefa difícil? E quando temos medo? E quando sentimos alívio? Qual a nossa relação com o ar respirado? Com sua qualidade, com seus odores? Como garantir que nosso sistema respiratório seja sempre saudável?
Todas essas questões estão sendo trabalhadas na época de Ciências do sétimo ano. Nas fotos vocês podem ver: o desenho de lousa do sistema respiratório; o pulmão de garrafa que simula o movimento do diafragma; a vivência de Ginástica Holística, conduzida pela Tatiane Petrocco, fisioterapeuta e mãe da nossa escola, na qual os alunos compreenderam mais sobre sua respiração; a atividade feita pela professora Cláudia em que duas alunas caminharam sobre os colegas com um ovo na ponta da colher. Nessa atividade os alunos notaram como todos estavam prendendo a respiração: as duas colegas de pé, por estarem concentradas para não derrubar o ovo e os demais pelo receio de o ovo cair neles. Todos vivenciaram a grande expiração quando finalmente conseguiram! E o grande “Ah!” quando descobriram que os ovos estavam cozidos.
Texto por: Professora Tininha