“SE QUISERMOS FESTEJAR O NATAL DE MODO CRISTÃO,
DEVERÁ EXISTIR EM NÓS PRÓPRIOS UM PASTOR E UM REI.
UM PASTOR QUE OUVE O QUE OUTRAS PESSOAS
NÃO OUVEM E QUE, COM TODAS AS FORMAS DE DEDICAÇÃO,
MORE LOGO ABAIXO DO CÉU ESTRELADO.
A ESSE PASTOR, ANJOS ANSEIAM POR REVELAR-SE.
E UM REI QUE DISTRIBUI DÁDIVAS, QUE NÃO SE DEIXA GUIAR
POR MAIS NADA A NÃO SER PELA ESTRELA NAS ALTURAS.
E QUE SE PÕE A CAMINHO PARA OFERTAR TODAS AS
SUAS DÁDIVAS AO PÉ DE UMA MANJEDOURA.
MAS ALÉM DE PASTOR E REI, DEVERÁ EXISTIR TAMBÉM
EM NÓS UMA CRIANÇA QUE QUER NASCER AGORA!”
RUDOLF STEINER
QUERIDAS FAMÍLIAS E AMIGOS DA ALDEIA AKATU, PREPAREMOS ESTA COLETÂNEA DE TEXTOS PARA VIVÊNCIA DO ADVENTO E DO NATAL COM AS CRIANÇAS. TEMOS HISTÓRIAS, RECEITAS, COMO MONTAR O PRESÉPIO E TEXTOS PARA OS PAIS.
SEJA MUITO BEM-VINDO E APROVEITE!
ADVENTO
O ano cristão começa com uma época de esperança quatro semanas antes do Natal. O Advento é um período de renovação da fé e da esperança em um mundo melhor em que o ser humano irá superar as suas falhas, as doenças físicas e mentais e deixar nascer em toda a sua plenitude o homem capaz de espelhar o cosmos, ou seja, o próprio filho de Deus.
Para festejar o advento há o costume de se fazer uma coroa com ramos de pinheiro em forma de círculo, enfeitar com laços de fita vermelha e sobre o círculo colocar quatro velas: azul, verde, amarela e vermelha. A cada domingo uma vela é acesa, a família se reúne em torno da coroa do advento e são contadas histórias de Natal e se cantam músicas natalinas.
As histórias que se seguem prepara o Advento.
OS ANJOS DO ADVENTO (LENDA RUSSA)
Através das histórias de cada anjo, segue a preparação do presépio a cada semana do Advento.
COROA DO ADVENTO
Para marcar a passagem desse período, como também para buscar meios de cultivar o silêncio, a oração e a reflexão em família nesses dias que antecedem a comemoração do nascimento do Menino Jesus, pode-se fazer uma Coroa do Advento. Com ramos de algum tipo de pinheiro ou cipreste, faz-se uma coroa circular onde são presas ou apoiadas quatro velas dispostas de forma simétrica. Pode-se decorar a coroa com fitas e sementes. As velas podem ser todas da mesma cor ou então das cores azul (representando o reino mineral), verde (reino vegetal), amarela (reino animal) e vermelha (reino humano).
No primeiro domingo do advento acende-se uma vela, no segundo duas e assim por diante. No caso de as velas serem coloridas, deve-se acendê-las na seguinte ordem: azul, verde, amarela e vermelha. Faz-se uma pequena cerimônia familiar em cada domingo, ou então, todos os dias do advento, acendendo a(s) vela(s) correspondente(s) àquela semana. Nessa cerimônia recomenda-se cantar músicas de Natal, contar histórias, ler trechos da Bíblia relacionados a esta época do ano, tornando o momento realmente significativo.
PARTE 1 – O ANJO AZUL – 01.12.2018
ACENDER A VELA AZUL
Deus reuniu os seus anjos e escolheu entre eles aqueles que iriam preparar o planeta anunciando a vinda de seu Filho.
O primeiro Anjo tinha as asas azuis.
Voando em meio à escuridão mais profunda, adentrou a esfera da Terra e uma onda azul luminosa atravessou a crosta terrestre colorindo as pedras, formando uma plataforma que começou a brilhar e irradiar luz para os quatro cantos do universo.
Obs.: Não se esqueça que a Maria caminha todos os dias, mesmo que a celebração não seja feita todos juntos. Você poderá mover a Maria durante a celebração, com as crianças, ou a noite, sem que elas vejam.
PARTE 2 – O ANJO VERDE – 08.12.2018
ACENDER AS VELAS AZUL E VERDE
O segundo anjo tinha as asas verdes.
Assim que sua luz tocou a Terra, todos os tons de verde formaram um lindo tapete aquarelado. Flores rebentaram por todos os lados e folhas se agitaram nos ramos das árvores como borboletas. Cada onda de luz verde foi acompanhada do murmúrio dos regatos e do eco estrondoso das cachoeiras. O zunir dos ventos anunciou aos quatro cantos do mundo a vinda da criança divina.
PARTE 3 – O ANJO AMARELO – 15.12.2018
ACENDER A VELAS AZUL, VERDE E AMARELA
O terceiro anjo tinha as asas amarelas.
Ele recebeu um raio de luz do Sol. Quando chegou à Terra, os pássaros encantados com aquela luz se enfeitaram com penas brilhantes e começaram a cantar e a dançar. As borboletas voaram agitadas e os raios de luz fizeram lindos desenhos em suas asas. Os bichos dos quatro cantos do mundo, curiosos, queriam saber quando chegaria a criança celestial. Todos se aqueceram com a luz e se enfeitaram, cada um a seu modo.
PARTE 4 – O ANJO VERMELHO – 22.12.2018
ACENDER AS VELAS AZUL, VERDE, AMARELA E VERMELHA
O quarto anjo tinha as asas vermelhas.
Ele recebeu diretamente de Deus a chama vermelha, para iluminar os corações humanos, anunciando uma nova era para a humanidade na Terra, a era do amor e da fraternidade.
PRESÉPIO
Sem dúvida não se pode esquecer da montagem do presépio, que é muito importante para as crianças, mas também para todos da casa irem aos poucos incorporando o verdadeiro sentido do espírito natalino. O presépio deve ser montado de forma gradual, dia a dia ou semana a semana, sendo preferível manter um horário para montar o presépio e dizer às crianças que fora desse horário não podemos tocá-lo, respeitando-o. A colocação de cada elemento requer uma atitude de veneração por parte dos adultos, esta atitude será percebida pelas crianças, que sentirão alegria e calor em seus corações.
Na primeira semana apenas o cenário será montado. Procura-se um lugar tranquilo, que pode ser uma mesa ou um cantinho da sala, e coloca-se panos de algodão ou seda de forma que fiquem muitas dobras, dando volume ao cenário. Para o céu, pendura-se um pano azul escuro, que receberá muitas estrelas, até que esteja repleto delas no dia do Natal. O chão do presépio será feito com panos marrons e verdes. Para fazer o caminho que será percorrido até a gruta ou estábulo, pedras, terra, cristais e areia são colocadas nessa primeira semana, representando o Reino Mineral.
Na segunda semana são trazidos os elementos do Reino Vegetal: musgos, folhas, galhos, raízes, sementes, troncos. Pode-se plantar alpiste em vasinhos com as crianças em meados de novembro, durante o Advento as plantinhas já terão crescido e poderão ser colocadas no presépio. Chega também a árvore de Natal que será decorada aos poucos e só na quarta semana receberá os enfeites vindos das mãos dos humanos.
Na terceira semana coloca-se a gruta ou estábulo onde nascerá Jesus, que poderá ser confeccionada com galhos, palha, cerâmica, ou outros elementos naturais. Aparecem também os representantes do Reino Animal: o burrinho e a vaca, que ficam dentro do estábulo ou gruta, e as ovelhas que ficam no pasto.
Na quarta semana aparecem as figuras humanas, representando o Reino Humano. Maria e José, acompanhados pelo burrinho, aparecem no início do caminho até a manjedoura, durante a semana vão se aproximando até que entram na estrebaria / gruta na véspera de Natal. Os pastores ficam pelos campos e também se aproximam com a chegada do Natal. O anjo acima do local de nascimento de Jesus também não pode ser esquecido. O menino Jesus, confeccionado de forma simples e com materiais naturais como lã, algodão e seda, aparece apenas no dia 25, deitado na manjedoura. Passado o Natal, os Reis Magos começam a se aproximar, até chegarem no dia 06 de janeiro ao encontro de Jesus.
Todos os elementos do presépio devem ser feitos de materiais naturais e de forma muito singela. As figuras humanas e os animais podem ser feitos em feltro, lã, algodão, seda e trazer nos detalhes muita simplicidade. Outros elementos que não foram citados (como outros animais, flores, crianças) podem entrar nesse cenário para torná-lo mais personalizado e especial para cada família, com bom senso, é claro, nunca deixando de lado o respeito e a veneração que o evento é merecedor.
NOITE DE NATAL – 24/12/2018
- Maria anda mais e chega ao estábulo;
- Contar história do nascimento de Jesus;
- Cantar as músicas da Noite de Natal (Noite Feliz, Tocam os sinos, etc.);
- Colocar o menino Jesus;
- Cantar “Vinde pastores, alegres ver Jesus….” enquanto acorda os Pastores. Aproximá-los do estábulo, com suas ovelhas;
- Se houver troca de presentes pode ser feita agora.
DIA 25/12/2018
- Os pastores amanhecem se retirando do estábulo.
- Os Reis surgem em algum lugar distante na casa (canto da escada, sala, etc.).
- Contar histórias do nascimento de Jesus e suas visitas – Isso deve perdurar durante as 12 Noites Santas até dia de Reis. Podemos contar histórias dos reis a partir de 01 de janeiro.
DIA 06/01/2018 – DIA DE REIS
- Maria amanhece com o menino no colo, com uma coroa, algumas estrelas no manto.
- O estábulo pode ganhar uma cobertura de algum pano dourado.
- Os Reis chegam até o menino.
DIA 07/01/2018
A pergunta é: como tudo desaparece no dia seguinte? Tira-se tudo ou há outra solução? Uma vez perguntado isso para a Luiza Lameirão (Pedagoga, professora de Jardim de Infância Waldorf e responsável pela formação de Professores Waldorf no Brasil) ela disse que sim: no dia 07 de janeiro o presépio desaparece completamente, sem deixar vestígio.
Contar uma história sobre os Reis.
Acesse os links abaixo para ter acesso às histórias, receitas e versos da época que selecionamos fazer desse Advento um momento especial para sua família!
Histórias: https://www.aldeiaakatu.org.br/historias-do-advento/
Receitas: https://www.aldeiaakatu.org.br/receitas-para-epoca-do-advento/