Como cheguei até a escola Aldeia Akatu

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“Só quando houvermos aprendido a amar a objetividade, a realidade das coisas, as coisas tal qual são, é que poderemos decidir-nos por meio de razões lógicas. Assim aprenderemos gradativamente a pensar de modo objetivo, sem preferência por este ou aquele pensamento. Nossa visão das coisas se alargará, nosso pensamento se tornará prático – não no sentido rotineiro, mas de modo tal que os objetos e fenômenos do mundo exterior é que nos ensinarão a pensar.”

Rudolf Steiner

 Olá a todos que estão lendo esse texto. Vou começar me apresentando: meu nome é Cristina, mas prefiro ser chamada de Tininha, e atualmente sou professora de ciências da Escola Aldeia Akatu – Pedagogia Waldorf. Meu relato hoje vai falar um pouco sobre como cheguei até a escola Aldeia Akatu, de porque escolhi essa escola para os meus filhos e porque me apaixonei pelo ensino de ciências na Pedagogia Waldorf.

Minha primeira formação foi um Bacharelado em Ciências Biológicas. Durante a graduação me interessei pela Biologia Molecular e comecei a fazer estágio em laboratório de pesquisa. A pesquisa científica é uma área pela qual serei eternamente apaixonada.

A iniciação científica se transformou em mestrado, depois doutorado e enfim, estava eu com 27 anos, morando em Houston-TX e fazendo um pós-doutorado quando engravidei do meu filho mais velho. Voltei para o Brasil para o nascimento do meu filho e não retornei ao laboratório por muitos anos. Depois de 2 anos e 3 meses, tive minha filha mais nova.

Eu demorei para colocar meus filhos na escola.

Não sabia exatamente o que estava buscando numa escola, mas sabia que não queria uma escola tradicional. Visitei quase 30 escolas em Campinas e, depois de algumas curtas experiências em duas escolas, acabamos optando por um pequeno jardim Waldorf. Nessa escola, participava do grupo de estudos e conheci um pouco da pedagogia Waldorf e da Antroposofia. Também lá aprendi a costurar e ajudei a fazer e consertar brinquedos das crianças. Participei do teatro da Menina da Lanterna, dos piqueniques, encontros e festas. Ali meus filhos eram felizes e ali ficamos até meu filho mais velho precisar ir para o fundamental. Nesse momento, fomos conhecer as escolas Waldorf de ensino fundamental de Campinas e optamos pela Aldeia Akatu. A Akatu é uma escola associativa e esse foi meu primeiro contato com esse formato de escola. Aos poucos fui entendendo o funcionamento e os desafios desse tipo de gestão. Participei, e ainda participo, de diversas comissões e frentes de trabalho.

Neste ínterim, voltei para a faculdade e fiz a licenciatura em Biologia. Tive a sorte de fazer o estágio obrigatório na Veredas e ver o professor de Ciências e Biologia, João Santana, em atuação. Nesse momento me apaixonei ainda mais pela pedagogia. Os conceitos não são dados. As crianças o constroem após terem vivenciado ou observado o fenômeno, descrito o que viram por escrito e com ilustrações, trabalhado internamente suas emoções a respeito do observado. Dessa forma trabalham o pensar claro e livre de julgamentos. Aprendem de uma maneira que alimenta todo o seu ser, não apenas o cognitivo.

Terminada a licenciatura e meu estágio, ingressei no seminário de formação de professores Waldorf. Neste meio do caminho, a Aldeia Akatu, que está em constante crescimento, abriu o ensino fundamental 2 e eu tive o privilégio de me juntar ao colegiado da escola como professora de ciências desse ciclo. Atualmente, além da formação Waldorf, estou cursando Licenciatura em Pedagogia como forma de ampliar meus conhecimentos e olhar para as crianças. Na minha atuação como professora de ciências tenho aprendido a olhar os fenômenos com toda a sua beleza e a ver os descobrimentos das ciências em seus contextos. Tenho tentado sempre aplicar os conhecimentos ao dia a dia dos alunos.

Sou uma eterna apaixonada pelas ciências e agora tenho o prazer de apresentá-las aos alunos dessa forma tão verdadeira.

Texto por: Professora Tininha

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