No oitavo ano das escolas Waldorf, o currículo presenteia os alunos com um grande desafio: a apresentação do teatro.
Todo o processo do teatro (construção do cenário, figurino, objetos cênicos e músicas) ocorre através de um balanço entre o potencial individual e a capacidade de trabalho conjunto.
Individualmente os jovens têm a oportunidade de se envolver e ser diferentes personalidades. Podem experimentar diferentes trajetórias de vida. Isso os auxilia a se descobrirem e a descobrirem o outro. Os professores propiciarão a cada aluno um tipo de desafio, visando a conquista de autoconfiança e contribuindo para a formação de seu caráter e personalidade.
No processo coletivo se estabelece a troca, o ouvir recíproco, a admiração e a torcida pelos colegas. A noção de conjunto, de equipe, é muito favorecida nesse processo, com todos trabalhando em coisas diferentes, ao mesmo tempo e para o mesmo fim.
Na vivência do teatro os alunos tem a oportunidade de construir ou lapidar as relações entre eles. Aprendem a se adequar às situações inusitadas, a se encantar com a criação alheia, a reconhecer e respeitar as virtudes e dificuldades do outro.
Este ano, a peça escolhida foi a comédia “Muito Barulho por Nada” de William Shakespeare. O processo foi intenso e saímos dele com um grupo unido e maduro.
O teatro foi feito com o apoio de muitos professores: Lincon (Diretor de cena), Daniel (Diretor musical), André (Diretor de cenário), Rosana (Diretora de Figurino) e Eu, Emy, Samanta, Cris, Carol, Cássia nos apoios e auxílios de todos os tipos.