Durante o mês de setembro contemplamos nas escolas Waldorf e na Antroposofia a época de Micael, uma época muito especial e esperada, aonde força e coragem para superar obstáculos, medos e desafios são também um caminho para, dentro do ser humano, o bem superar o mal através da consciência.
No Hemisfério Sul temos, nessa época, Micael trazendo as forças da terra, brotando e aproximando-se do Ser Humano para dirigir seu olhar para a humanidade. Um olhar que vai além de si próprio, mas que se dirige para o todo de forma positiva e ativa. Acima, no céu, encontramos Rafael com suas forças curativas, que reina no sistema respiratório, trazendo a nutrição para o ser humano, fazendo disso um processo de cura para a humanidade.
“Vemos assim como as forças celestiais ascendem e descendem, repassando entre si cântaros dourados: os cântaros dourados da nutrição, da cura, das forças do pensar, e das forças do movimento. Esses cântaros dourados movimentam-se de um arcanjo para o outro, enquanto que cada arcanjo atua simultaneamente com os demais em harmonia universal.”
Fonte de pesquisa: A atuação conjunta dos quatro arcanjos (Rudofl Steiner – Dornach, 23 de outubro de 1923)
Foto: professora do quinto ano @milaterapeuta