No âmbito escolar, não deve existir alegria maior do que perceber o amor verdadeiro que o professor de seu filho sente por seus alunos.” Rudolf Steiner
3 Características do Ensino Fundamental Waldorf
A Pedagogia
Idealizada por Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf toma por base a Antropologia do ser humano pela visão Antroposófica. Assim, a cada ano escolar os conteúdos ministrados conversam, e auxiliam, o ser humano em sua fase de desenvolvimento. Muitas práticas da Escola Waldorf a diferenciam de outras linhas pedagógicas. Hoje vamos listar três características presentes no ensino fundamental Waldorf que são diferenciais deste tipo de escola.
O Professor de classe
Ao chegar ao ensino fundamental, o aluno passa por um portal de flores e conhece seu professor de classe. Esse professor segue com a turma do primeiro até o quinto ou oitavo anos, garantindo um forte vínculo e um olhar mais profundo para cada um.
A Aula principal
A aula principal é a primeira aula da manhã do Ensino Fundamental e tem duração de 2h. Nela são abordados os temas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências recomendados para o ano em questão. A aula possui um ritmo interno, com momentos de expansão e contração, momentos mais parados e momentos mais dinâmicos, momentos de vivenciar e momentos de registrar. As demais matérias, como Inglês, Alemão, Trabalhos Manuais, Jogos, Marcenaria, Música, Artes, Rabeca e aulas extras de matemática e português, acontecem em aulas de 45min após o intervalo.
Ensino em épocas
Todos os dias por 3-4 semanas (duração de uma época), os conteúdos de uma das matérias da aula principal são trabalhados. Por exemplo: no mês de Maio os alunos tem aulas de ciências na aula principal todos os dias da semana. No mês de Junho, é a vez do português e assim por diante. O ensino em épocas garante um mergulho maior no assunto, permitindo ao aluno se entregar por inteiro ao conteúdo trabalhado.